Palestrante: Kalina Vanderlei
“Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora da Universidade de Pernambuco (no Departamento de História da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata e no curso de mestrado em Hebiatria da Faculdade de Odontologia de Pernambuco). Autora do Dicionário de conceitos históricos, publicado pela Editora Contexto”, Kalina Vanderlei foi a primeira palestrante do seminário múltiplas escritas coordenado pela professora, mestre e doutora Tany Monfredini. Seminário este, dividido por três exposições, das quais, como dito, Kalina iniciou com suas explanações a respeito da escrita no mundo acadêmico. As exposições subsequentes, foram palestradas pelo Jornalista Samorone Lima e a professora Renata Pimentel.
Kalina inicia sua fala compartilhando com os ouvintes sua experiência com a escrita, desde seu ingresso na academia até os dias que precedem o seminário múltiplas escritas. Sua trajetória acadêmica está estreitamente ligada com o ato de escrever, e ela não ignora isso quando trata de suas inspirações para o desenvolvimento do trabalho científico. A doutora em história em alguns pontos de sua fala parece dar dicas de como “sobreviver no mundo acadêmico”, termo usado pela mesma na possível intenção de fazer com que os ouvintes percebam que a leitura assídua e a boa escrita são essenciais para o sucesso no âmbito acadêmico. A paixão pela escrita, segundo kalina, deve ser diretamente proporcional a paixão pela leitura, essa simbiose proporcionaria tanto o sucesso, dito acima, quanto o desenvolvimento do trabalho científico, que seria conseqüência do ler e escrever do pesquisador.
Kalina ainda expõe aos presentes seus livros cuja temporalidade situa-se basicamente nos séculos XVII e XVIII, período em que ela vem especializando-se e, do qual, saem os interesses de suas produções textuais. Ela ainda compartilha seu “namoro” com a praia de Maracaípe, litoral sul de Pernambuco, e confessa que é desta praia que suas inspirações são animadas para o esboço daquilo que venha a ser suas futuras produções. A idéia de inspiração está presente em boa parte do discurso da doutora em história e parece ser o cerne do mesmo, onde buscar escrever sobre aquilo que se tenha interesse é a melhor forma de produzir bons trabalhos científicos.
(Por Thiago Augusto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário