sexta-feira, 1 de abril de 2011


"Vamos pensar um pouco sobre qual dos conhecimentos abaixo é mais valorizado socialmente e por quê:

O filosófico; O teológico; O empírico ou O científico.

Até mais...." (Professor Hugo)

Por Thiago Chicão:

Acredito que o conhecimento científico seja o conhecimento mais socialmente aceito. O período pós-moderno em que vivemos constrói e destrói novas e velhas ideologias com suas análises metodológicas. Trabalhado cuidadosamente para que não haja nenhum questionamento nas suas “verdades”, o conhecimento científico desmistifica – acredita-se - uma gama de concepções previamente concebidas e zeladas no curso histórico pelos conhecimentos empíricos-filosóficos-teológicos.

Acredito usar o conhecimento empírico-filosófico para responder essa questão. Não me vejo na parcela que acredita que o conhecimento científico seja o mais importante. Por quê? Parto do exemplo Pop da bomba atômica em que o conhecimento científico não foi capaz de evitar uma catástrofe planejada. Penso se o cara que apertou o “botão vermelho” para detonar a bomba filosofou antes de tal evento, se questionou se aquele seria o ato correto a ser tomado. O conhecimento científico naquele instante tinha uma função coadjuvante e mesmo assim não deixou de ofuscar todos os outros conhecimentos que poderiam ter evitado aquele cenário.

Parece que sair do foco professor, mas esse é o conhecimento prévio-filosófico falando em detrimento do científico aceito pela parcela considerável da sociedade pós-moderna. Obrigado pelo espaço, espero um feedback, abraço a todos!!!

.

Vou postar depois a resposta dele, acredito que não será das melhores hehehe =O. Quem quiser expor sua visão fique à vontade, será um prazer tê-los aqui e saber o que pensam. Grande abraço =D

4 comentários:

  1. Muito legal o exemplo da bomba.É incrivel como um questinamento nos leva a varios outros.. Em um país como o Brasil de população carente de cultura e conhecimento, qual o tipo de conhecimento mais valorizado? Será mesmo que científico é mais considerado para todas as camadas da população? Eu acredito que não. Muitos nem fazem idéia de certas coisas comprovadas científicamente, como por exemplo o texto que lemos na aula de Psicologia, que nos falava sobre a dona de casa que coloca a água quente na garrafa térmicae sabe por quanto tempo ela se mantém quente. Será que ela sabe disso por comprovação cientifica ou por ter vivido a situação? Tudo nos leva a pensar em outras coisas.....

    ResponderExcluir
  2. concordo em partes com o texto, mas dicordo vilmente do comentário da garota aqui de cima.

    Brasil carente de cultura! Isso nos leva a pensar o que é cultura? O que defini uma cultura ser rica ou carente? qual os paramentos usados além da sua própria cultura pra julgar outra? que contraditoriamente é a sua, presuponho.

    e outra contradição que achei no mesmo texo é sobre o conhecimento. No começo é citado que somos carentes, depois indaga sobre a dona de casa que usa o conhecimento pra saber a temperatura ideal. confuso rsrs

    conhecimento = sabedoria que nao é a mesma coisa que inteligência pelo menos ciêntifica.

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer uma miscigenação, postarei exemplo de dois tipos de conhecimento: o primeiro é o conhecimento vulgar ou popular q Thiago ñ botou, mas acredito q seja o empírico(a base d experiência), esse conhecimento, geralmente típico do camponês, transmitido de geração para geração por meio da educação informal e baseado em imitação e experiência pessoal; portanto, empírico e desprovido de conhecimento sobre a composição do solo, das causas do desenvolvimento das plantas, etc.; o segundo científico, é transmitido por intermédio de treinamento apropriado, sendo um conhecimento obtido d modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos, por ex. Universidade, emprego para uma determinada função, etc. Intaum o q os diferencia é a forma, o modo ou o método e os instrumentos cognitivos. Pod ser um conhecimento verdadeiro e comprovável, mas, nempor isso, científico. O q eu qro dizer é q o conhecimento científico não é o único caminho de acesso ao conhecimento e á verdad, pq aí estariamos desqualificando os outros conhecimentos proposto. Eu acredito na correlação entre tds os conhecimentos, q um depende tacitamente dum outro.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo ponto de vista Gabriel, elucidativo.

    ResponderExcluir