sexta-feira, 14 de janeiro de 2011



Trabalho: Visto por fora da caixa.

O antropólogo Darcy Ribeiro diz em seu livro, O povo brasileiro, que cerca de 12 milhões de negros escravizados foram trazidos da África para o continente Americano e, destes, aproximadamente 4 milhões foram “despejados” no Brasil. Acossados pelos europeus, os “trabalhadores afros” contribuíram para moldar o perfil do trabalho no passado e comparar os ofícios que, no presente, tem em sua essência a escravidão.

O trabalho traz consigo uma gama de deveres, dando ao cidadão oportunidade de cumpri-los e posteriormente custear necessidades básicas como, alimentação, moradia, saúde e lazer. Essa condição traz uma certa autonomia e dignidade ao ser humano trabalhador e o impulsiona a construir coletivamente a máxima do bem-estar social, mas nem sempre é assim.

Como se sabe, em alguns países e até mesmo no Brasil a exploração no trabalho é uma realidade pulsante. Em determinadas empresas na China o índice de suicídios de funcionários em função das longas jornadas de trabalho é alarmante, enquanto no Brasil os trabalhadores rurais são aliciados por terceiros para trabalhar em situação deplorável para grandes fazendeiros. O Estado deveria ver esse cenário e intervir em favor dos explorados, mas não é o que acontece em grande proporção. Desde 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Áurea até os dias de hoje a escravidão invisível, que não usa correntes para prender o homem à terra, mas marginaliza-o e torna-o indigno parece estar estável em tempos de globalização e informação em massa, o que configura um grande problema.

A par disso, faz-se necessário uma mobilização dos trabalhadores no intuito de mostrar à população e cobrar do governo uma atitude legislativa mais severa, a fim de erradicar esse “Neoescravismo” em prol da liberdade e da unificação da dignidade humana.

(Thiago Augusto)

.

Aê galera essa é minha redação do ENEM de 2010. Tirei 9 com ela =D. Agradeço aqui à Tereza Albuquerque, professora lá do Nicarágua e a Isaac Melo, também professor do mesmo curso. Paz para todos!!!

2 comentários:

  1. Nossa muito boa tua redação!
    Parabéns :D

    ResponderExcluir
  2. É por isso que vale a pena cada minuto dentro da sala de aula e o extra né. Tu fez parte dos alunos que me aguardavam ao término da aula para tirar dúvidas e redação foi uma das coisas que tu me perguntava. Parabéns por este notão e sucessos mais virão.

    Abraço

    ResponderExcluir